Comemorada dia 29 de janeiro, data criada em 2004 pelo Ministério da Saúde após a divulgação da campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade desta população, este ano, o mês da Visibilidade Trans foi marcado por muitas atividades voltadas ao público.
O fotógrafo e maquiador Carlos Moura desenvolveu um projeto para homenagear suas clientes no dia que é a marca da sua representatividade para o mundo.
Para o desenvolvimento do ensaio, Carlos contou com a participação de Dani Santos, Viviany Beleboni e Suellen Carey. “A Suellen eu queria representar um pouco da história dela na luta pela sua imagem e o preconceito que ela sofre ou já sofreu; a Viviany para retratar sobre as oportunidades de trabalho no meio trans; e a Dani referente ao seu momento de transição” disse o fotógrafo.
Dani nos conta detalhes desse momento. “Minha transição é algo íntimo que só eu sei como lidar com essa jornada. Sofro dificuldades com a imagem que vejo no meu espelho e as vezes acabo sofrendo calada até com comparações feitas por mim e pela sociedade. Mas apesar de tudo, tenho orgulho por quem eu sou e de me chamar de uma mulher trans, e tenho a sorte de estar unida com várias pessoas como eu ao meu redor para dar apoio uma a outra” falou.
Viviany diz – “É uma comunidade que sofre com a falta de oportunidade, nem 10% da população trans tem um emprego formal por conta do preconceito. É um problema social que precisa ser enfrentado, debatido e não ficar sufocado por uma sociedade que prega pela igualdade mas não retrata essa igualdade de forma concreta” finalizou.