O deputado estadual Guilherme Cortez e a co-deputada estadual, Carolina Iara da Bancada Feminista, ambos do PSOL, coletam assinaturas para retomar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas LGBT+, criada em 2019 e extinta com o fim da última legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A propositura do deputado e das co-deputadas já possui mais das 20 assinaturas necessárias para a abertura da frente e será apresentada na próxima quinta-feira (23). Neste ano, qualquer documento legislativo só poderá ser protocolado junto à Mesa Diretora a partir desta data.
Uma Frente Parlamentar tem como objetivo reunir deputados de diferentes partidos, a sociedade civil e órgãos públicos para a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de São Paulo referentes a um determinado tema.
“Estamos diante de um governo fundamentalista, que tem uma base de deputados de direita e extrema-direita, por isso, é importante que a gente ocupe o espaço legislativo com a defesa da diversidade sexual e de gênero”, afirma Guilherme Cortez. “Temos o grande desafio de enfrentar os ataques constantes dos conservadores à comunidade LGBTQIA+. Ao retomar a frente parlamentar, teremos um instrumento democrático que vai contribuir para o fortalecimento da luta pela igualdade e pelo direito de existir”, conclui.