Produtor cultural e ativista em direitos humanos, Heitor Werneck promoveu nesta sexta-feira, 31/03, Dia Internacional da Visibilidade Trans, almoço vegetariano com suco, achocolatado, sobremesa e kits de higiene pessoal para mais de 200 pessoas na Praça da República, região central da capital paulista.
Durante todo o ano, Werneck distribui kits de higiene pessoal, alimentos, roupas e acessórios em várias praças de São Paulo: “Precisamos lutar por mais direitos, melhorias em políticas públicas que já existem, como a Casa Florescer e o Transcidadania, além de mais reflexão, respeito e cidadania. A comunidade LGBT+ precisa de mais vozes, direitos, acessos à saúde, educação, cultura e trabalho, ou seja, dignidade”. Todo fim de semana, o estilista e produtor cultural reúne uma rede de colaboradores que se mobilizam nas ações.
Na última terça, 28/03, Heitor lançou quatro documentários que abordam direitos da comunidade LGBT+. Os curtas contam com a idealização e a produção de Werneck, direção, edição e a trilha sonora de Lucas Mendes, produção executiva de Sandra Tiemi e as participações especiais da população trans com temas relativos e autoridades no assunto. As obras contam com o apoio das Secretárias de Cultura e Diversidade da Prefeitura de São Paulo e do Proac.
Confira:
As Religiões de Matrizes Africana e o Acolhimento da População LGBT: O filme abre um debate com diversos líderes religiosos sobre como elas interagem com as populações LGBTQIAP+ e como os dogmas das mesmas interagem com as necessidades dessas pessoas. Duração: 20 minutos.
O Outro Lado – Corpos: O filme é uma continuação de um curta metragem gravado nos anos 90 sobre as populações trans que vivem em São Paulo, três décadas depois o foco agora são os homens trans. Através de diálogos a obra busca expor as necessidades e anseios dessa comunidade. Duração: 28 minutos.
Amor de Calçada: O curta foi rodado durante a pandemia momento em que houve um aumento na população de rua de São Paulo capital. O filme conta as histórias de amor de casais LGBTQIAP+, seus sonhos e anseios. Duração: 25 minutos.
TransCidadania: O curta narra histórias de gestores públicos, mulheres trans que passaram pelo programa transcidadania e outras que ainda fazem parte do programa para criar um grande diálogo sobre políticas públicas para essa população. Duração: 25 minutos.