Neste sábado, dia 7, às 10h, acontece o “Rolezinho Especial Mário de Andrade”, uma provocação atual sobre a relevância de uma carta, escrita há 95 anos, pelo modernista ao seu amigo Manuel Bandeira falando sobre a sua sexualidade.
O rolezinho, iniciativa que faz parte da programação mensal do Museu da Diversidade Sexual (MDS), irá percorrer a praça da República, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o Theatro Municipal de São Paulo, palco da Semana de Arte Moderna de 1922 e que teve o poeta que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil como seu principal representante.
“Um dos maiores artistas de sua época ser homossexual causa incômodo na sociedade, principalmente no século 20, quando começamos a ter discussões sobre o assunto. Essa comprovação, vinda do próprio autor por meio da carta, é e foi importante conscientizar todas as pessoas”, afirma a arte-educadora Natália Nascimento.
“Este passeio tem o objetivo de investigar antigas atuações no centro de São Paulo e suas repercussões. Mário de Andrade foi uma figura importante para o desenvolvimento cultural do país, com grandes atuações na cidade. O rolezinho desse sábado irá refazer alguns percursos e explorar as múltiplas narrativas negras e homoafetivas que se ligam ao autor e que são importantíssimas para a comunidade LGBT+”, afirma Val Chagas, coordenadora do núcleo de educação do MDS.
Serviço:
DATA: 07/04 – SÁBADO
HORÁRIO: 10h às 12h
LOCAL: Ponto de encontro na frente do Museu da Diversidade, Estação Metrô República