Mundo

Portugal vai proibir 'terapias de conversão sexual'

As "terapias de conversão" continuam a ser praticadas na Europa

Cura Gay
Cura Gay

Associação Psiquiátrica Internacional ((World Psychiatric Association), o CFP (Conselho Federal de Psicologia) e a WHO (Organização Mundial de Saúde) baniu, expressamente, a cura gay por entender que a homossexualidade não é uma anormalidade, logo, não deve ser tratada como doença, visto que as pessoas que buscam um psicólogo o fazem mediante pressão social, familiar e/ou religiosa.

O processo, mundialmente falando, é bem gradativo. O Partido Socialista de Portugal, que tem maioria absoluta no Parlamento, propôs um texto que prevê penas de até dois anos de prisão para quem for considerado responsável por práticas que “facilitem ou promovam” essas “terapias”, conforme informações do G1.

As “terapias de conversão” continuam a ser praticadas na Europa, advertiu a comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic, num relatório publicado em fevereiro.

Em tempo – Aqui no Brasil, O Supremo Tribunal Federal (STF) votou por manter a suspensão da decisão que autorizava psicólogos a aplicarem terapias de conversão, a famosa “cura gay”, em pessoas LGBTQ+.