mercado

73% dos brasileiros afirmam que as empresas têm preconceito em contratar LGBT+

Os movimentos sociais e a sociedade civil organizada vêm lutando há anos pela promoção da igualdade de gênero e respeito à diversidade sexual

Mercado de trabalho (Ilustração)
Mercado de trabalho (Ilustração)

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma trouxe à tona uma realidade preocupante: sete em cada dez brasileiros acreditam que o último governo influenciou no aumento do preconceito de gênero ou orientação sexual no país.

A pesquisa mostra que 53% dos brasileiros já sofreram algum tipo de discriminação pela sua orientação sexual. 

72% gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade e 68% declaram que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade. 

Segundo Tábata Silva, gerente do portal de recolocação profissional Empregos.com.br, isso é resultado de um extenso histórico de exclusão que ainda traz reflexos na atualidade.

“A presença dos LGBTQIA+ no mercado de trabalho ainda enfrenta muitas barreiras e desafios. São poucas as empresas que têm academias ou comitês de diversidade, que possuem ações para educar colaboradores através de bate-papos, palestras, rodas de discussões e treinamentos para acolher essa comunidade”, afirma a especialista.