Com o objetivo de promover igualdade e cidadania à população LGBT+ no alto sertão paraibano nasce, na cidade de Sousa, PB, situada a 450 km da capital João Pessoa, o MVL (MOVIMENTO VIVA LUIZINHA). O coletivo é formado por pessoas LGBT’s e aliadas da causa.
O Nome do Coletivo homenageia Luís Carlos Pereira de Sousa, conhecido por “Luizinha”, que faleceu em 1994, com 35 anos, tendo sido um dos primeiros exemplos de resistência e liberdade vistos na cidade, durante os anos setenta e oitenta.
À frente do Movimento estão o Professor e Assistente Social João Bosco Araújo, o Professor de Direito e Ativista Social Paulino Junior, representantes da Sigla, e a Professora e Advogada Gerlania Medeiros, Consultora da Comissão Federal de Direito de Família da OAB Nacional, aliada da causa.
O Movimento tem se articulado com o Poder Público local e Setores Privados para a realização do I ENCONTRO DE PESSOAS LGBTQIAPN+ na cidade de Sousa, nos dias 21 e 22 de setembro. O Encontro visa reunir autoridades e líderes populares para discutir “DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E CIDADANIA”.