“A Caravana de Direitos Humanos no território indígena é um espaço de cidadania, que fortalece e consolida a rede de proteção dos direitos humanos. A agenda dos povos originários é fundamental para a democracia. Estar aqui nos permite ouvir e acolher as demandas e reafirma o compromisso do Governo do Estado na defesa dos territórios de identidade e das comunidades tradicionais. E, digo mais: não é um favor, somos nós que precisamos agradecer a vocês, povos indígenas, que há 500 anos cuidam das nossas terras, das nossas riquezas naturais, do nosso país“.
Essa fala é do secretário Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), que acompanhou o segundo dia de ação da Caravana de Direitos Humanos, realizada nesta quarta-feira (25), no território indígena Barra Velha, em Porto Seguro.
A ação da SJDH reúne diversos órgãos municipais, estaduais e federais, a partir da oferta de 17 serviços gratuitos à população indígena dos territórios de identidade Costa do Descobrimento e Extremo Sul Baiano. O ritual sagrado Awê Heruê – que carrega significados como amor, união e espiritualidade -, apresentado pelos indígenas Pataxó, deu o tom solene e cultural neste segundo dia da Caravana de Direitos Humanos, que contou com a presença de lideranças do Conselho de Caciques e de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), da Superintendência dos Povos Tradicionais Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Prefeitura de Porto Seguro.
Serviços – A Caravana de Direitos Humanos totaliza, até o momento, quase 2,5 mil atendimentos, sendo 1,5 neste segundo dia e mil na terça-feira (24). No local, os indígenas têm acesso à emissão de documentação civil básica (certidão de nascimento, 1ª e 2ª via de RG); título de eleitor, carteira de reservista, Certidão de Exercício da Atividade Rural, emitida pela Funai; serviços de Saúde Indígena; atendimento jurídico; conselho tutelar, orientação e cadastro para o Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; atendimento multidisciplinar para pessoas LGBT+; orientação ao consumidor com o Procon-BA, cadastro de Intermediação de mão de obra, Assistência Social, para os serviços de CadÚnico e Bolsa Família.