cultura

Documentário sobre primeiro bloco drag do DF estreia no 56º Festival de Brasília

Quem assistir vai entender como um bloco que esperava apenas 500 pessoas na primeira edição

“Glitter Carnavalesco” é um curta-metragem criado pela cineasta sergipana Marla Galdino
“Glitter Carnavalesco” é um curta-metragem criado pela cineasta sergipana Marla Galdino

O documentário “Glitter Carnavalesco” estreia no próximo dia 12, terça-feira, dentro da programação do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A sessão de exibição acontecerá no Cine Brasília, às 18h, e terá entrada franca.

O curta-metragem é um dos quatro projetos selecionados para concorrer ao 25º Troféu Câmara Legislativa – Mostra Brasília, na categoria de curta-metragem. O filme narra a história do primeiro bloco de carnaval de drag queens do Distrito Federal, o “Bloco das Montadas – o bloco da diversidade”, idealizado e organizado pelo Coletivo Distrito Drag, que reúne artistas transformistas locais.

Quem assistir vai entender como um bloco que esperava apenas 500 pessoas na primeira edição, reuniu 15 mil foliões e passou a integrar o calendário do carnaval do DF. O ingresso é gratuito, com retirada duas horas antes do início da sessão, na bilheteria do Cine Brasília.

Marla Galdino, cineasta sergipana, assina direção e roteiro, mas ressalta que “essa é uma construção coletiva que passa pela compreensão e pelas mãos de todas as pessoas da equipe”. A partir de pesquisa documental, imagens de arquivo e entrevistas com as artistas drags fundadoras, o curta mescla em sua narrativa a formação de uma troça carnavalesca que ocupou a cidade e o domingo de carnaval, espalhando purpurinas, irreverência, afetos e celebrando a diversidade. 

SERVIÇO

Documentário Glitter Carnavalesco
Terça-feira, 12 de dezembro, às 18h
Cine Brasília (106/107 Sul, Asa Sul – Brasília-DF) Mostra Brasília – Curta-metragem – 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro Entrada franca – retirada do ingresso 2 horas antes, na bilheteria.