cultura

Em Travessias InTRANSitivas por Encruzilhadas disponibiliza conteúdos audiovisuais sobre o projeto

O projeto contou com uma circulação por nove cidades gaúchas que ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2023

Projeto UBUMPURU TRANSVERSAL
Projeto UBUMPURU TRANSVERSAL

Depois de ter passado por nove cidades gaúchas o projeto UBUMPURU TRANSVERSAL: Em Travessias InTRANSitivas por Encruzilhadas divulga sua última etapa de realização, disponibilizando dois produtos audiovisuais com recursos de acessibilidade: o documentário sobre o processo de criação e circulação do espetáculo UBUMPURU TRANSVERSAL – Uma Corpa Marginal e a videoarte completa da performance, gravada no Teatro de Arena, em Porto Alegre.

documentário, que conta com direção de vídeo de Liege Ferreira, captação de imagens e edição de vídeo de Thiago Lázeri e roteiro e edição de Julio Estevan, conta com recursos de tradução para LIBRAS e legendas descritivas. Nele constam registros de ensaios, processos de criação, experimentação, debates com público, conversas e diálogos entre equipe, desejos e resultados. 

Já a videoarte oferece recursos de audiodescrição, tradução para LIBRAS e legendas descritivas. “Essa adaptação da obra para o audiovisual é muito especial, pois é constituída de um olhar sensível, criativo e cuidadoso para que toda a experiência imersiva da obra presencial pudesse ser transmitida pela lente da câmera ao público”, revela Izabel Cristina, uma das diretoras do projeto, ao lado de Daniel Colin. Os dois materiais encontram-se disponíveis gratuitamente no canal do YouTube da artista AJeff Ghenes.

As legendas são assinadas por Lais Ramos, a audiodescrição pela Mil Palavras, com roteiro e narração de Letícia Schwartz, revisão de Alice Schwartz e consultoria de Rafael Braz. Já a Tradução para LIBRAS é da Para Todos Acessibilidade –  Ângela Russo e Amanda Alfaia. 

O projeto contou com uma circulação por nove cidades gaúchas que ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2023, com apresentações em Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Capão da Canoa. Proposto pela multiartista AJeff Ghenes, uma travesti não-binária, periférica e racializada, contou com financiamento PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Estado do Rio Grande do Sul, através do Edital FAC das Artes de Espetáculo da Secretaria de Estado da Cultura do RS – Sedac. Para mais informações, acesse – https://www.instagram.com/ubumpurutransversal/ 

Créditos Obras Audiovisuais: 

Direção de Vídeo: Liege Ferreira

Captação de Imagens e Edição de Vídeo: Thiago Lázeri

Captação e Edição de Som: Alexandre Kumpinski

Roteiro e Edição de Vídeo Documentário: Julio Estevan

Legenda de Vídeo Documentário e Obra Audiovisual: Lais Ramos

Audiodescrição: Mil Palavras

Roteiro e narração: Letícia Schwartz

Revisão: Alice Schwartz

Consultoria: Rafael Braz

Tradução para Libras:

Para Todos Acessibilidade –  Ângela Russo e Amanda Alfaia

Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Assessoria de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais: Giuliano Pacheco – FG Comunicação 

Identidade Visual: Mário Bressiani

Produtora: Izabel Cristina 

Produção Geral: Cia Tem Gente no Palco