Durante a pandemia, o Brasil vendeu mais de 1 milhão de vibradores no primeiro trimestre de isolamento social e a onda de bem estar íntimo e sexual invadiu os lares dos brasileiros cada vez mais preocupados com a saúde e a qualidade de vida.
Depois da abertura ao convívio social, o segmento de produtos eróticos sofreu um estremecimento com baixa de vendas, e muitos analistas observaram que o foco de atenção na retomada era muito mais o trabalho e a organização geral da vida prática para a maioria das pessoas, ficando o sexo para depois na lista de prioridades.
Porém, o que não se pode negar, é que a relação da maioria das pessoas com a sexualidade mudou com todas essas transformações. E 2023 foi um ano em que os produtos eróticos se estabeleceram na vida dos brasileiros com o mesmo status dos produtos de higiene pessoal e beleza, passando a ter seu espaço merecido nas gavetas, armários e necessaires.
Como explica, Renan Frutuoso, gerente de marketing da maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, a Gall Sex Shop (www.gall.com.br): “Durante o período da pandemia em 2019, observamos um notável aumento de 75% nas vendas em comparação com os anos anteriores a esse contexto. No entanto, nos anos subsequentes à pandemia (2021/2022), experimentamos uma queda de aproximadamente 50% nas vendas. Em contraste, no atual ano de 2023, registramos um expressivo aumento de 315% em relação aos anos anteriores (21/22), indicando uma recuperação significativa”.
Ele ainda avalia que boa parte desse crescimento está relacionada não só com a busca dos consumidores por mais saúde e bem estar, mas também pela facilidade de acesso aos produtos eróticos, visto que hoje há maior diversificação de pontos de venda, saindo do sex shop estigmatizado e passando pela presença cada vez maior de lojas on line e revendedores porta a porta.
Produtos eróticos mais vendidos em 2023
Atendendo mais de 200 mil clientes lojistas em todo o Brasil, a Gall Sex Shop acaba de divulgar a lista de produtos eróticos mais vendidos em 2023:
1º lugar – 28432 – Sachê Lubrificante Íntimo 5g Kgel
2º lugar – 10491 – Xana Loka Gel Excitante 15g Hot Flowers
3º lugar – 29100 – Maxx Babaloo Bala Líquida 30g Pepper Blend
4º lugar – 10285 – Yummy Gel Térmico Comestível 15ml Sexy Fantasy
5º lugar – 28412 – D4 Sachê Lubrificante Íntimo 5g Sexy Fantasy
6º lugar – 25588 – Vibrador Golfinho Sexy Import
7º lugar – 03330 – Sabonete Líquido Aromático 200ml Apinil
8º lugar – 06781 – Pepper Ball Plus Comestível Pepper Blend
9º lugar – 00213 – Pó Mágico Da Bruxinha 1g Loka Sensação
10º lugar – 25793 – Lubrifik Gel Lubrificante Íntimo 50g Cimed
“É notável como itens de cosméticos sensuais ainda estejam liderando as vendas, visto que além de serem mais baratos em relação aos produtos eletrônicos como os sextoys, geralmente são escolhidos tanto por pessoas que estão tendo o primeiro contato com o produto erótico sensual, quanto pelos heavy users, sempre atentos aos lançamentos para manter uma vida íntima mais excitante”, explica Renan.
O destaque são os lubrificantes que passaram a ser itens de primeira necessidade para uma relação mais confortável e segura, sendo com o par e até mesmo para uma experiência mais prazerosa com o sex toy.