O Carnaval de Salvador testemunhou, em 2024, um momento histórico na segunda-feira (12), com a estreia do Bloco das Montadas no circuito Campo Grande. Este foi o primeiro trio pipoca sem cordas voltado ao público LGBT+.
Com uma explosão de diversidade e talento, o bloco apresentou mais de 30 artistas, incluindo as renomadas cantoras drag queens Chocolate Batidão, Mary Jane Beck, Aimée Lumière e a DJ Sammy Dreams. A iniciativa buscou não apenas celebrar a cultura drag, mas também promover a visibilidade da comunidade LGBT+ durante uma das maiores festas populares do país.
O circuito do bloco foi projetado de forma a proporcionar uma experiência de carnaval livre e desimpedida. Percorrendo o trajeto no sentido contrário (Castro Alves/Campo Grande), o público pôde desfrutar das performances e da energia contagiante do Bloco das Montadas no estilo pipoca.
O bloco reforçou o compromisso conjunto entre setores público e privado em proporcionar um Carnaval que celebre a pluralidade e a igualdade e garantiu uma festa inclusiva e representativa para todos os foliões. A iniciativa partiu do Motirô-Bahia e da Escola de Formação Política Luiza Mahin, em parceria com o coletivo Distrito Drag e o site Dois Terços, e patrocínio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Secretaria de Turismo da Bahia.