Pela primeira vez, em 34 anos, desde seu lançamento em 1990, Madonna autorizou o uso da música ‘Vogue’ em um filme publicitário. Considerada a artista de maior relevância cultural do universo pop e uma das figuras mais icônicas e influentes de todos os tempos, Madonna é a protagonista da campanha que comemora os 100 anos do Itaú Unibanco.
A importância da música ‘Vogue’ no cenário pop vai além do topo nas paradas mundiais. Com a canção, a artista dá holofote à cultura Ballroom, que nasceu em 1977 na cena drag americana, com a primeira “casa” de voguers. O movimento tinha como objetivo dar visibilidade ao público LGBTQIAP+, promovendo um espaço seguro para que eles pudessem expressar suas identidades por meio dos bailes e performances originalmente feitos no Harlem, em NY. Para muitos, aquela era a única oportunidade de viver um universo de glamour e experienciar uma liberdade sem medo.
Hoje, o chamado “voguing” resume um estilo de dança marcado por poses, que reafirma de identidade de gêneros e a sexualidade, temas amplamente discutidos pela própria Madonna ao longo de seus 40 anos de carreira, muitas vezes de forma pioneira e disruptiva.
Segundo conta Thaiza Akemi, superintendente de Marketing do Itaú, o objetivo da escolha de Madonna para esse projeto foi convidá-la para dividir com o público brasileiro o que significa para ela ser Feito de Futuro. A liberdade criativa e o respeito à genuinidade da sua carreira foram os pontos essenciais para que ela topasse o desafio. “A música ‘Vogue’ é um hino à liberdade de expressão e um tributo à cultura pop e à dança. A canção começa com uma chamada para a ação, ‘Strike a pose’, que é um convite para que as pessoas entendam a sua importância na história de suas vidas, o que tem referência direta ao que queremos comunicar com essa campanha histórica para o Itaú: inspirar as pessoas sobre a importância do tempo, do legado e da longevidade”, conta a executiva.
O filme foi desenvolvido pela agência Africa Creative e Madonna divulgou o filme publicitário no Instagram, mas o lançamento oficial será no dia 22 de fevereiro durante o intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo. “De início, não tínhamos ‘Vogue’ como trilha sonora. Sabíamos que era uma das músicas favoritas da Madonna, por isso optamos por tentar negociar e conversar com a artista e com Jonas Åkerlund (diretor do filme publicitário). Por fim, eles entenderam que a trilha combinou muito bem com o filme e com o mood da campanha e temos orgulho de anunciar que é a primeira vez que a música é usada em uma publicidade – e é em uma publicidade para uma empresa brasileira”, comenta Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.
Com 40 anos de carreira, a cantora não estrela uma campanha publicitária desde o final da década de 80 e essa é a primeira vez que a diva do pop se associa a uma marca brasileira.