Transfobia é crime

Nikolas Ferreira quita indenização após ser condenado por transfobia contra Duda Salabert

Deputado bolsonarista quita indenização após condenação judicial
15/01/2026 09:58
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Nikolas Ferreira e Duda Salabert(foto: Reprodução/Instagram)

Nikolas Ferreira e Duda Salabert

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) efetuou, no último dia 6 de janeiro, o pagamento da indenização de R$ 65.522,29 à deputada Duda Salabert (PDT-MG), conforme decisão da Justiça de Minas Gerais.

A quitação foi confirmada pela assessoria da parlamentar, e atende a um pedido formalizado em novembro do ano passado, quando foi solicitado a conversão da ação cível em cumprimento de sentença, após o esgotamento das possibilidades de recurso nas instâncias anteriores.

A defesa de Nikolas tentou reverter a condenação no Superior Tribunal de Justiça, mas o recurso não foi admitido. Em junho de 2025, a Quarta Turma do tribunal negou provimento ao agravo apresentado e ainda determinou o aumento de 10% nos honorários advocatícios em favor da parlamentar, reforçando a validade da condenação imposta pelas instâncias inferiores.

A decisão judicial foi tomada diante de entrevistas concedidas por Nikolas Ferreira Estado de Minas, em 2020, quando ele ainda era vereador e declarou que se referiria à colega no masculino, alegando critérios biológicos. Em decisão, o juiz destacou entendimentos já consolidados pelo Supremo Tribunal Federal, ressaltando que pessoas trans têm o “direito do ser humano de buscar a integridade e apresentar-se à sociedade como de fato se enxerga”.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram