(foto: iStock)Uso de anabolizantes pode afetar função sexual, alerta médico
O uso de anabolizantes pode ir além dos fins estéticos, e pode desregular o equilíbrio hormonal masculino e provocar impactos diretos na libido e na função sexual.
De acordo com o médico andrologista especialista em saúde masculina, Tiago Serra David, "o uso de anabolizante pode impactar diretamente no eixo hipotálamo-hipofisário, que é o eixo que controla a produção de testosterona".
Na prática, quando o organismo recebe testosterona exógena, ele entende que não precisa mais fabricar o hormônio. “Quando o paciente faz o uso de testosterona exógena, a gente bloqueia a estimulação do testículo”, afirmou. Deste modo, “o testículo, que iria produzir testosterona e espermatozoide, não vai fazer essa função”.
Apesar dos efeitos, o médico também destacou que eles não seguem uma regra fixa. “Medicina não é matemática. O corpo humano não responde como robô, então cada um responde de uma forma diferente”, apontou. Em alguns outros casos, o impacto pode ser permanente mesmo após um uso curto, e também há recuperação com rapidez do organismo.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

