O Candidato gay ao senado do Espírito Santo pela Rede, Fabiano Contarato, foi um dos eleitos ao cargo no estado com 31,15% da preferência, o que em números reais significa: 1.117.036 dos votos válidos.
Além de ser o primeiro senador abertamente gay do Brasil, a vitória de Contarato tem um sabor a mais por conseguir derrotar seu principal concorrente, o senador Magno Malta, conhecido pelas suas posições conservadoras, contrárias aos Direitos LGBT, e tido por muitos como homofóbico.
LEIA MAIS:
Histórico! São Paulo elege duas transexuais para a Assembleia Legislativa
Eleitores de Bolsonaro promovem mutirão de dislikes para novo clipe de Pabllo Vittar
Graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), o novo senador capixaba é casado e pai de duas crianças. Ele é professor, palestrante, ativista humanitário e delegado da Polícia Civil desde 1992.
“Passou da hora do Espírito Santo ter o papel de protagonista do Senado Federal. Isso pode ter certeza que eu estando no Senado Federal, isso vai acontecer. Eu darei a minha vida para dar dignidade para essa população menos favorecida, para fortalecer os municípios do interior”, afirmou o político ao G1.
A segunda vaga para o Senado no estado do Espírito Santo será ocupada por Marcos do Val (PPS), que foi eleito com 863.359 votos (24,08%).