Alguns dias depois do crime brutal que entristeceu e indignou de forma singular a população LGBT brasileira, o trio As Bahias E A Cozinha Mineira lança Das Estrelas. Ao comentarem sobre a música e o clipe, as artistas citam o caso de Quelly da Silva, a travesti que teve seu coração arrancado por um rapaz de 20 anos, logo após o agressor ter relações sexuais com ela.
A música é um grito de denúncia e resistência LGBT, voltada especialmente para a violência sofrida pelos representantes da letra T na sigla. De acordo com o Destak Jornal, o clipe é protagonizado por Renata Carvalho. A atriz é conhecida por interpretar Jesus Cristo na peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, a qual foi censurada diversas vezes.
Leia mais:
Travesti é brutalmente assassinada em Barra Mansa (RJ)
Assucena, integrante do trio, comentou que “trabalhar com a Renata foi uma experiência maravilhosa”. E continuou: “Ela foi a atriz mais censurada dos últimos anos. Por isso, ela estar no clipe é muito representativo. Eles querem nos censurar, censurar nossa existência”.
Com relação ao caso de Quelly da Silva, a cantora opina que a situação vai bem além do assassinato. “O corpo social da travesti sempre é um corpo marginalizado. Seja na instância pública ou do meio privado. É difícil você ver uma travesti numa sala de estar, na recepção de um hospital. Nossos corpos e vivências são assassinadas”, afirmou.
Veja também:
Gabriela, do ‘BBB19’, arranca aplausos com versão feminista de ‘Mulheres’, de Martinho da Vila
“Isso tem uma relação com todos os assassinatos. Quelly foi assassinada porque não teve o lugar de dignidade, que é qualquer lugar. A escola, a cidade, a câmara dos deputados, que, inclusive, pela primeira vez, vai ter mais trans na bancada”, disse ela.
Assucena se refere à eleição de Érica Malunguinho (PSOL), primeira deputada trans de São Paulo. Além disso, as eleições de 2018 também tiveram Erika Hilton e Robeyoncé Lima, todas do PSOL, como deputadas trans eleitas.
Em meio a tudo isso, a artista dá valor ao poder da arte. “Apesar de ser renegada pelo falso moralismo, esse é o papel da música, conscientizar. ‘Das Estrelas’ não só conscientiza, como emociona. Ela é muito poderosa”, adiantou.
A música é o primeiro single do próximo álbum de As Bahias E A Cozinha Mineira. O trio é formado por Assucena, Raquel Virginia e Rafael Acerbi. Com previsão para lançamento ainda em 2019, o disco sucede Bixa, de 2017, e Mulher, de 2015.
Assista ao clipe: