O metrô de Londres, na Inglaterra, realizou uma mudança sutil que abrange maior diversidade e inclusão. Os anúncios sonoros nas estações e nos trens passaram a saudar os passageiros com “olá a todos”, ao invés de usar os tradicionais “damas e cavalheiros”. A mudança torna os avisos neutros em gênero.
É uma alteração que muitas pessoas podem nem ter percebido, ou entendido a razão, mas é algo muito bem visto por qualquer pessoa trans não-binária, por exemplo. Até porque, a linguagem é algo importante na construção de identidades e para fazer com que a sociedade se acostume com a inclusão.
Leia Mais:
Internada, Rogéria apresenta melhoras e já se alimenta sem sonda
O movimento Stonewall, por exemplo, representante dos direitos LGBT, comenta: “Nós comemoramos esses anúncios com neutralidade de gênero porque vai assegurar que todos – independente de como se identifiquem – se sintam acolhidos”. No caso do metrô de Londres, a necessidade de aumentar a inclusão foi levantada através de audiências públicas.
Mark Evers, que está à frente do programa de mobilidade urbana da cidade, falou que essa mudança se coloca de acordo com a diversidade proposta em toda a Londres. “Nós revisamos a linguagem usada nos anúncios para garantir que fossem totalmente inclusivos, refletindo a grande diversidade de Londres”, afirmou. O prefeito, Sadiq Khan, já havia se mostrado favorável à medida desde as primeiras conversas nas audiências.