Agora o pink money vai ser real! Com objetivo de homenagear o matemático gay, Alan Turing, a Inglaterra vai lançar uma nota de 50 libras, onde o rosto do inventor vai estar estampado.
“É uma homenagem pelo trabalho que ele executou durante a Segunda Guerra, quando conseguiu descobrir a lógica da criptografia dos inimigos e deu uma ajuda vital aos Aliados, que derrotaram os países do Eixo”, disse o Banco da Inglaterra.
Ainda conforme a instituição, o nome de Alan foi escolhido dentro de uma lista com mais de mil candidatos. A nota de 50 libras será a última da coleção do Banco da Inglaterra a mudar de papel para polímero.
Para quem não sabe, Alan é conhecido por muitos como pai da computação e da inteligência artificial. Isso porque ele foi um dos criadores do primeiro computador da história. A invenção de Turing foi decisiva para vencer a 2ª guerra mundial.
Mesmo tendo um grande mérito pelo fim da guerra, anos depois Turing foi altamente perseguido por conta da sua homossexualidade. Ele chegou a ser demitido e condenado a ser castrado quimicamente no ano de 1952, por “atividade homossexual”. Em 2013, a Inglaterra concedeu a ele um perdão póstumo.