O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou um vídeo para a campanha de Dia dos Pais, comemorado neste domingo (13). Nele, vemos uma relação emocionante entre pai e filho, baseada na história real de César Sant’anna: um homem trans que deu à luz ao seu filho antes de passar pelo processo de redesignação de gênero.
Criado pela agência Propeg, o vídeo fala sobre o pai sob o ponto de vista da criança, que demonstra estar completamente orgulhosa de tudo que seu pai realiza. Ao final, o filho entrega um presente para o pai, que contém a foto de quando ele foi gerado, em 2005, com a revelação de que o pai é um homem trans.
Leia Mais:
Ex-funcionária, Mulher trans processa a Amazon por transfobia
Juiz de futebol sai do armário e se torna o primeiro árbitro gay do Reino Unido
O presidente do GGB Marcelo Cerqueira falou sobre a campanha. “Reinventar-se, não se deixar ser influenciado pelas influencias nefastas da transfobia, LGBTfobias são passos importantes nessa estrada de vida, combater os estigmas e discriminações, lutar pela igualdade e pelo orgulho de si mesmo são desafios diariamente enfrentados por pessoas trans em todo o mundo – em especial no Brasil, país líder mundial em assassinatos de travestis e transexuais”, afirmou.
Cerqueira também explicou que espera que o vídeo consiga chegar ao coração das pessoas e fazê-las perceber que existem muitos tipos de família. “É incompreensível, a não ser pela tirania que o Estatuto da Família, não reconheçam esse tipo de amor familiar. ‘O primeiro Dia dos Pais de César’ é um passo importante na luta por inclusão e cidadania das novas famílias no amparo da Lei na aplicação da Justiça Socia”, pontuou.