
A primeira Capacitação em Inteligência Artificial para a comunidade LGBTQIAPN+ da Bahia será realizada presencialmente em Salvador nos dias 28 de abril, 5, 12 e 19 de maio, das 14h30 às 16h30. A iniciativa, gratuita, é promovida pela Comissão Permanente de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-BA e pela Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA), com apoio da UNIFACS. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Idealizado por Marcelo Cima e ministrado pelo professor Sergio Sampaio Spinola, com o apoio de estudantes da área de Tecnologia da Informação, o curso oferece uma formação prática e acessível. A programação inclui temas como escrita profissional com o uso de inteligência artificial, criação de imagens, checagem de informações, introdução à programação e proteção digital.
A proposta busca democratizar o acesso à tecnologia e incentivar o protagonismo da comunidade LGBTQIAPN+ em espaços acadêmicos, criativos e profissionais. Por meio de um letramento digital inclusivo, o curso pretende ampliar oportunidades e fortalecer a autonomia dos participantes em um mundo cada vez mais digital.