Bumble

5 dicas do Bumble para apresentar um novo crush nas festas de final de ano

Independentemente do estágio em que uma pessoa está no relacionamento, sempre haverá alguém perguntando quando será o próximo passo

Casal gay se beijando
Casal gay se beijando

Apresentar um novo companheiro ou companheira para a família é sempre um passo importante, mas também pode gerar nervosismo e ansiedade. Aqui estão cinco recomendações para quebrar o gelo entre a sua família e o seu novo amor nas festas de fim de ano

Independentemente do estágio em que uma pessoa está no relacionamento, sempre haverá alguém perguntando quando será o próximo passo – seja morar juntos, casar, ter filhos, etc. No relatório de tendências anual do Bumble, o Dating Trends, foi identificado que, em 2024, as pessoas estão prontas para desafiar as expectativas tradicionais que os casais são pressionados a seguir. Algumas tendências incluem:

  • Quase 1 em cada 3 mulheres (31%) não se concentram em seguir marcos tradicionais de relacionamentos. Isso se reflete nas intenções, com quase 3 em cada 4 mulheres (72%) buscando um relacionamento de longo prazo e apenas 1 em cada 5 (23%) buscando casamento.
  • A Geração Z (51%) e os Millennials (42%) são as gerações que menos sentem pressa para cumprir esses marcos tradicionais, como casar ou ter filhos. Ainda, 1 em cada 3 entrevistados (30% e 29%, respectivamente) dessas duas gerações só sai com pessoas que compartilham dessa visão mais relaxada sobre os “marcos” da vida.
  • 17% das pessoas entrevistadas estão evitando familiares e amigos que as pressionem a cumprir tradições sociais, e 22% dos entrevistados consomem apenas mídia (literatura, TV, podcasts) que promove ativamente uma vida afastada das formas tradicionais de conceber/viver um relacionamento.

As festas de fim de ano podem ser a desculpa perfeita para que famílias e novos parceiros sejam apresentados e consigam passar um tempo de qualidade juntos. Para alguns, isso pode ser avassalador, pois geralmente há aquele parente que lança a temida pergunta: “E vocês, quando vão casar?” – entre muitas outras perguntas desconfortáveis que os novos casais enfrentam em encontros familiares.

Mas como podemos garantir que esse primeiro encontro seja o mais tranquilo possível? Como “proteger” nosso parceiro de momentos familiares desconfortáveis? Bumble, o aplicativo de namoro onde as mulheres dão o primeiro passo, compartilha cinco dicas para tornar esse primeiro encontro o mais positivo possível:

  • Avise a todos antecipadamente:Fale previamente com seus familiares para que saibam que uma nova pessoa fará parte dessa data especial. É ideal compartilhar também alguns detalhes sobre o seu parceiro com a sua família, para que tenham uma ideia de quem é, do que gosta e de possíveis interesses em comum que possam ter.
  • Chegue antes dos outros convidados:
    Entrar em um lugar quando todos os convidados já chegaram aumenta as chances de atenção excessiva, o que pode gerar nervosismo em seu date. Para evitar isso, é recomendável chegar cedo, para que, à medida que os familiares cheguem, você possa apresentar o novo integrante. Quando todos os convidados finalmente chegarem, provavelmente já terão tido tempo para se sentirem mais confortáveis (você, seu parceiro e sua família).
  • Tenha um aliado:
    Identifique aquele familiar que pode ser seu aliado para “resgatar” seu parceiro de momentos potencialmente desconfortáveis e com quem você acredita que ele possa ter conversas descontraídas. Isso também permitirá que você não precise se preocupar em estar ao lado dele o tempo todo e passar mais tempo com seus entes queridos, embora lembre-se que, nesse primeiro encontro, você é o porto seguro dele.
  • Planeje atividades de integração:
    Que melhor forma de conhecer alguém e criar vínculos do que passar momentos divertidos juntos! Desde jogos de mesa, à abertura de presentes, passando pela dança até a preparação conjunta do jantar de Natal, ter atividades planejadas para realizar em grupo ou em equipes proporcionará a todos um tempo em família muito agradável e fará com que seu novo parceiro se sinta integrado mais rapidamente.
  • Tenha expectativas realistas:
    É perfeitamente natural que a conversa pareça um pouco forçada no começo. Dê tempo tanto para a sua família quanto para o seu parceiro se conhecerem e se sentirem confortáveis. Da mesma forma, se sentir que há a possibilidade de uma situação ficar desconfortável, não hesite em mudar de assunto para algo mais leve ou, discretamente, seguir para outra atividade.

Finalmente, talvez o mais importante para um novo casal é ter clareza sobre o tipo de relacionamento que têm e escolher juntos o momento desta apresentação. Se decidirem que é o momento e estão confortáveis com a ideia de passar as festas de final de ano em família, preparem-se juntos para este momento e aproveitem o que pode ser um momento muito agradável e inesquecível com pessoas que se amam.

*A pesquisa foi realizada pelo Bumble usando pesquisas internas entre 21 e 26 de setembro de 2023, com uma amostra de 26.849 membros do Bumble ao redor do mundo.