Um grupo de candidatos de todo o país disputou, ontem 9, em São Paulo, o título de Mister Brasil Trans 2021. O intento era avaliar o candidato por meio de critérios objetivos e subjetivos – beleza, altivez e comprometimento com causas que compõem a sociedade passaram pelo crivo dos jurados.
O Mister Brasil Trans 2021, então, conheceu seu vencedor. O modelo Bernardo Rabello, representante do Rio de Janeiro, foi coroado o homem trans mais bonito do Brasil. Agenciado pela mesma empresa do ramo da moda onde também atua Cauã Reymond, ele foi escolhido pelo júri entre 25 candidatos como o digno da coroa e da faixa de melhor entre os melhores.
“Eu quero levar a voz da comunidade trans. Dizer que nós podemos, que temos direitos. Mais importante que a minha vitória pessoal, este concurso é a vitória da visibilidade de nossos corpos. Nossos corpos precisam ser vistos. Todos nós somos plurais e somos lindos”, disse o vencedor.
Ao fim do desfile, o primeiro momento de grande expectativa aconteceu com o anúncio do vencedor de São Paulo. João Daniel, representante de Jundiaí, foi eleito o Mister São Paulo 2021. Ele celebrou a vitória com o punho cerrado para o alto, símbolo do movimento negro.
“Não é apenas sobre mim, é sobre todos os homens trans pretos que eu quero ver representados neste palco. É sobre meus ancestrais, é sobre todas as pessoas que vieram torcer por mim. É muito importante, como homem trans preto, ser o Mister Trans São Paulo“, disse.
“É mais que uma disputa por beleza. É uma reação à sociedade cisheteronormativa que privilegia o falo, o pau. É uma vitória de nossos corpos contra a transfobia”, afirmou a vereadora Erika Hilton (PSOL).