Casado com Louis Planès, apresentador Benjamin Cano fala sobre adoção: “Todo mundo que quer ser pai merece isso”.
Ele diz que o processo é muito demorado e precisa ser mais ágil
Quando quiseram realizar o sonho de ser pai, o casal Benjamin Cano e Louis Planès enfrentaram uma longa demora na fila da adoção. Depois de muita luta, eles conseguiram adotar Vinicius, de cinco anos, quando o menino ainda era recém-nascido.
“Todo mundo que quer ser pai ou mãe merece isso. Hétéros, gays, trans, sem distinção de identidade de gênero ou orientação sexual. Meus filhos são tudo para mim e para o meu marido. É um amor incondicional. Minha vida se transformou muito melhor depois da chegada deles”, disse ele, ao Observatório G.
Depois disso, Benjamin luta para que a adoção seja um processo mais ágil. “O sistema de adoção brasileiro é uma grande bagunça, onde nada funciona. Esse sistema nacional, no final, não é nada nacional e continua funcionando como comarca regional. Aqui vem o absurdo da situação. Tem um monte de criança querendo um lar e muitas pessoas cheias de amor para dar. Eu tive que esperar quase quatro anos para ser pai de novo. Fiquei sem entender o motivo“, destaca ele se referindo a adoção de Lucrécia, que atualmente tem 14 meses de idade.
O apresentador disse que valeu a pena esperar. “E muito. Sou extremamente feliz ao lado deles. Mas quantas crianças crescem esperando uma família? É preciso pensar nisso”, questiona.
Para quem quer adotar, Benjamin deixou alguns conselhos. “Mesmo que haja uma longa espera, vale a pena para todos. A sua vida vai mudar para muito melhor e da criança também. Adoção é um tema ainda pouco abordado, mas é algo que todos deveriam pensar, até mesmo quem tem filhos biológicos”, finaliza.
Benjamin e Louis Planès são um casal de franceses, que moram no Rio de Janeiro. Eles estão juntos há 22 anos.