O casal gay – Jhonatan Wiliantan da Silva e o marido Daniel Rocha Braz, ambos de 28 anos, conseguiram a guarda definitiva de cinco irmãos para evitar que eles fossem separados, em Rio Claro (SP).
A sentença foi referendada em fevereiro, dois anos após o início do processo de adoção. O trâmite foi marcado por percalços, mas muita alegria no final pelo êxito e a sensação de que a justiça foi feita.
A idade das crianças fica entre 1 ano e sete meses a 11 anos, filhas de pais negligentes. Ambos souberam que as crianças, que estavam no abrigo, seriam mandadas para fora do país, e aí os dois pais passaram a lutar por elas.
“Foi quando soube que eles poderiam seriam colocados para a adoção nacional e poderiam ser separados. O João, a Yarah, que são mais novos são o tipo de um catálogo de adoção, mas eu fiquei pensando no maior, o que seria dele, a gente sabe que é difícil a adoção de crianças mais velhas, foi quando eu mostrei interesse em ficar com eles porque eles precisavam de mim”, contou Jhonatan ao G1.