O governo do estado do Ceará lançou pela primeira vez a Pesquisa Estadual sobre a população LGBTQIA+ cearense. O intuito do questionário é usar os dados coletados para a criação de políticas públicas para as pessoas que fazem parte dessa comunidade.
A pesquisa foi disponibilizada na última quinta-feira (09), véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro de todo ano. De acordo com o jornal O Povo, a divulgação do formulário foi realizada através de uma transmissão ao vivo pelo canal da SPS no Youtube.
“Foi um trabalho que se iniciou há mais de um ano, uma pesquisa construída a muitas mãos. Estou muito entusiasmada porque a pesquisa vai nos trazer um recorte social, econômico, que é uma parte que a gente não vê”, refletiu Lia Gomes, secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SPS) do estado do Ceará. Roger Saboia, supervisor técnico do Núcleo da Diversidade Sexual da cidade de Sobral, explicou o motivo da criação do questionário.
“Nós precisamos saber quem somos, onde estamos, o que é que nós fazemos e, principalmente, quais os indícios de vulnerabilidade que a nossa comunidade está passando, quais as necessidades sociais a nossa comunidade está enfrentando”, esclareceu. A pesquisa está disponível para preenchimento no site da Secretaria Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), órgão responsável por organizar a ação.