A SaferNet Brasil, que tem o foco intenso na defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil, luta para fortalecer as ações de combate aos cibercrimes que vão na contramão à Dignidade da Pessoa Humana. Nesse sentido, segundo levantamento disponibilizado pela organização, nestes primeiros meses de 2021, denúncias contra a homofobia na internet registraram alta de 106%, quando comparado ao mesmo período ano passado.
Foi contabilizado – Entre janeiro e a primeira metade de junho de 2021. A central de denúncia recebeu 2.529 denúncias de homofobia na internet desde o início de 2021, ao passo que, em 2020, foram registradas 1.226 denúncias.
“Nós tivemos nos últimos anos um avanço muito significativo na conquista de direitos civis especialmente da população LGBT”, disse a diretora da SaferNet, Juliana Cunha. “Isso faz com que haja uma espécie de reação e uma tentativa de retrocesso dessas conquistas”.
Ainda sobre pesquisas, um estudo da OutNow, divulgado em abril deste ano, mostra que, no Brasil, apenas uma em cada três pessoas LGBTs fala abertamente sobre identidade de gênero ou orientação sexual no trabalho.