Comemorada dia 29 de janeiro, data criada em 2004 pelo Ministério da Saúde após a divulgação da campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade desta população, este ano, a semana da Visibilidade Trans foi marcada por muitas atividades voltadas ao público.
A exposição Visibilidade Trans acontece entre 31 de janeiro e 28 de fevereiro no Casarão Brasil, onde serão feitas ações à saúde e à cultura, além da distribuição do Calendários da Diversidade 2023, que a Gilead será responsável pela impressão.
Vale destacar que em 2021 a Gilead promoveu dentro de sua sede o programa “Transmutando Vidas”, liderado por representantes do movimento trans, que trouxe rodas de conversa entre os colaboradores, em prol do apoio, acolhimento e visibilidade da população trans brasileira.
“A data marca a luta dessa população que, além do preconceito e violência sofridos diariamente, também reivindica direitos básicos. Portanto, conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o olhar para essas fragilidades por meio da cultura, é uma oportunidade essencial para demonstrar a representatividade e dar visibilidade a esse movimento sociocultural transformador que, aos poucos, vem ganhando força com iniciativas como esta. Atuar para incluir as pessoas trans é contribuir para a garantia dos direitos. Poder apoiar essa causa é, para nós, uma forma de posicionamento e uma experiência estimulante de respeito à diversidade”, afirma Marília Casseb, diretora de Assuntos Externos da Gilead Brasil.