desejo sexual

Pesquisa alerta: Falta de sono afeta a libido de homens e mulheres

“Os indivíduos que dormem pouco ou sofrem de distúrbios do sono, como apneia e insônia", diz o especialista ao Observatório G

O clube de sexo funcionava atrás de uma loja de filmes pornôs (Foto Ilustrativa)
(Foto Ilustrativa)

O termo “apetite sexual” não é apenas uma força de expressão. Ele está diretamente relacionado a uma vida sexual saudável e, consequentemente, ao estímulo da libido. E isso envolve uma noite de sono eficiente e boa alimentação.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, existe forte ligação entre atividade sexual e sono. Depois de uma noite mal dormida a medição de testosterona nos homens foi menor que após uma noite bem dormida.

Segundo o especialista em sono, Josué Alencar, idealizador e Diretor do Persono, unidade de negócios do grupo Coteminas, o que ocorre é que a produção da testosterona, hormônio que desperta o desejo sexual costuma aumentar no início do adormecimento e vai aumentando com o passar das horas, com seu pico no começo da manhã.

 “Os indivíduos que dormem pouco ou sofrem de distúrbios do sono, como apneia e insônia, têm uma queda na liberação da testosterona e do estrógeno, principalmente se a dificuldade para dormir for na segunda metade da noite”, acrescenta.

 Estima-se que quase 1/3 das mulheres entre 18 e 59 anos sofrem de baixo desejo sexual, mas, de acordo com um novo estudo, uma das soluções pode ser dormir mais e melhor. No experimento, realizado com 171 mulheres que não tomavam antidepressivos, houve um aumento de 14% na excitação sexual a cada hora adicional de sono.

O declínio da produção de estrogênio, crucial para o desenvolvimento e a liberação de um óvulo mensalmente, influencia também no metabolismo de diferentes neurotransmissores que afetam o ciclo do sono, entre eles a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade ou hormônio do prazer. Por isso, existe uma queda da libido e maior alteração de humor quando uma mulher começa a se aproximar da menopausa.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários