OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1990 entende que a homossexualidade não configura doença e demarca um marco emblemático especialmente para homossexuais, mas também para quem não se categoriza como homossexual, porém nutre em si a atração pelo mesmo sexo.
O sufixo ismo remete à ideia de doença ou ideologia, nenhum dos dois encaixa na orientação sexual, por isso foi retirado oficialmente.
A literatura retrata a sociedade ao longo de muitas épocas, proporciona informação e mudanças. Apesar do preconceito ser crime no território brasileiro, existem diariamente perseguições, ataques violentos e mortes de pessoas que integram a comunidade LGBT+.
Com personagens e autores mundialmente consagrados, a Editora Melhoramentos reúne obras com narrativas importantes.
O azul daqui é mais azul
Autor: Robbie Couch
Sky tem orgulho de quem é e não esconde isso de ninguém. No entanto, quando sua intimidade é exposta para toda cidade, a história toma outro rumo. Em O Azul Daqui é Mais Azul, Robbie Couch explora de forma divertida e comovente relações de família, amor e amizade e mostra que é possível contemplar o céu azul após uma grande e tumultuada tempestade, literalmente. Só não é possível fugir de quem somos.
Meu policial
Autor: Bethan Roberts
Meu Policial, de Bethan Roberts, é baseado na vida do escritor inglês E.M. Foster, que durante 40 anos se relacionou com um policial casado. No livro, o protagonista se chama Tom e se apaixona por Patrick, curador do Museu de Brighton. Para viver esse amor proibido, seguindo as regras da época, Tom arranja um casamento de fachada com a melhor amiga de sua irmã, formando um triângulo amoroso que tem suas consequências.
Eu Chamo de Amor
Autores: Fernanda Young, Laura Conrado, Marina Carvalho, Giulia Paim, Fernanda de Castro Lima e Vinícius Grossos
Eu Chamo de Amor traz contos escritos por Fernanda Young, Laura Conrado, Marina Carvalho, Giulia Paim, Fernanda de Castro Lima e Vinícius Grossos que mostram que o amor pode estar em todo lugar – até mesmo em um emprego chato ou no meio de um lockdown – e que esse sentimento pode ser do jeitinho que você quiser.
Ramona Blue
Autora: Julie Murphy
Delicadeza e profundidade são o fio condutor da obra de Julie Murphy. Ramona Blue, tem 17 anos e cabelos azuis (daí vem o nome) e quase um metro e noventa de altura. Não bastassem os desafios naturais dessa fase: amores, sexualidade, amigos, escolher uma profissão, a jovem precisa assumir uma série de obrigações de adulto, como trabalhar para sustentar a casa, principalmente quando descobre que a irmã está grávida.