arte

4 pintores gays que influenciaram a humanidade

Uma das figuras mais importantes da história da arte

Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (Foto: Reprodução)

Leonardo da Vinci – O livro Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson, faz uma leitura pertinaz sobre as principais obras de Leonardo. O biógrafo Walter também revelou que Leonardo não tinha vergonha de assumir-se gay. Desse modo, o pintor multidisciplinar foi, por duas vezes, denunciado por sodomia, tendo quase sido preso.

Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (Foto: Reprodução)

 MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni tinha uma vida privada muito discreta, mas existe um debate sobre o fato de o pintor ser gay. Tommaso de Cavalieri, categorizado com um homem de beleza sublime, teria despertado uma paixão intensa no pintor em 1532.

Salvador Dalí

Uma das figuras mais importantes da história da arte do século XX. Do encontro de Frederico García Lorca, poeta espanhol, com Salvador Dali surgiu uma grande amizade e, talvez, mais do que isso. Por meio de cartas encontradas, uma boataria rondou a relação dos dois. Nascia algo mais, uma profunda paixão.

Salvador Dalí

Andy Warhol (Americano, 1928-1987)

 Andy Warhol, um dos maiores artistas contemporâneos, intitulado “pai da pop art”, era um homem gay. Andy nasceu em Pittsburgh no dia 6 de agosto de 1928 e morreu no dia 22 de fevereiro de 1987. Joe Dallesandro, bissexual assumido, foi um dos maiores “musos” de Warhol.