O filme Garota Dinamarquesa retratou, de forma minuciosa e sensível, o início do sentimento de inadequação e o processo de transição de uma pessoa trans. O ator Eddie Redmayne interpretou Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a submeter-se a uma cirurgia de redesignação de gênero, depois da pioneira Dora Richter
“O que deveria ter sido uma celebração de uma figura transgênero muito complexa e atraente é, em vez disso, transmisógino, e simplesmente um velho misógino em geral“, disse ele, em sua entrevista ao “Sunday Times”.
“A Garota Dinamarquesa”, é um filme dirigido por Tom Hooper. A trama sobre Lili Elbe estreou em 15 de janeiro de 2016, e causou polêmica por não trazer um homem trans em seu elenco, o que costuma ser chamado pelo ativismo trans de ‘transfake‘.
“Não, não aceitaria agora. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro. […] A maior discussão sobre as frustrações em torno do elenco é porque muitas pessoas não têm uma cadeira à mesa. Tem que haver um nivelamento, senão vamos continuar tendo esses debates”, afirmou Eddie.