Com os assuntos sobre diversidade na China sendo cada vez mais cerceados, com o filme Animais Fantásticos 3 não foi diferente. O país vetou uma cena de diálogo gay entre personagens.
Em 2017, os fãs da saga Harry Potter e internautas já especulavam como seria a abordagem de Dumbledore nos próximos filmes, visto que a autora da obra e roteirista do filme J.K. Rowling tinha sugerido em entrevistas que o personagem poderia ser abertamente gay nas tramas que estavam por vir.
Dumbledore finalmente assumiu ser gay em um teaser inédito de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro longa do spin-off. Dumbledore (Jude Law) confessou seu amor por Grindelwald (Mads Mikkelsen).
O corte resultou em menos seis segundos de filme, para atender à censura chinesa a conteúdos de teor homossexual.
“Como estúdio, estamos comprometidos em proteger a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende a circunstâncias que exigem cortes sutis para responder com sensibilidade a uma variedade de fatores do mercado. Nossa esperança é lançar nossos recursos em todo o mundo conforme lançado por seus criadores, mas historicamente enfrentamos pequenas edições feitas em mercados locais”, diz a Warner Bros.
O filme tem estreia prevista para 15 de abril de 2022.