Elena Trindade, que atua como bailarina e atriz, é uma das protagonistas do projeto LITORÂNEAS – femininos possíveis em dança. Uma série contendo 7 vídeos foi produzida e poderá ser vista em estreias diárias de 1 a 7 de setembro, às 20h, no YouTube do NIDI – Núcleo Imagem e Dança de Imbé.
“Temos um imaginário e uma produção de dança no qual o corpo que mais aparece em cena é o da mulher jovem, a bailarina leve, esguia e cis. Sentimos a necessidade de abrir espaço para outras identidades que escapem de uma padronização de corpos que ainda impera de muitas formas na dança”, enfatiza o diretor do projeto Marcelo Cabrera.
“Para isso, cada vídeo buscou inspiração nos diversos arquétipos femininos como a mãe, a guerreira, a anciã, a feiticeira. As criações buscaram referências a partir daí em mitos como de Afrodite, Iemanjá, Perséfone, Nanã, Deméter, Oxum e Artémis”, destaca o coreógrafo e pesquisador Airton Tomazzoni, que fez consultoria artística para o projeto.
O elenco contou com as bailarinas Renata Guimarães, Syl Rodrigues, Cora Ferraz, Vanessa Rodrigues, Denise Brose, Tati Missel e Elena Trindade, além da participação especial de Mariana Rocha e Agnes Santine.