veja

Dia da Afirmação Gay homenageia 7 gays pioneiros

O Dia da Afirmação Gay foi criado em 2021 para, dentre outros objetivos, lembrar a contribuição de gays no ativismo

Senador Fabiano Contarato e Johnny Alf, um dos criadores da Bossa Nova, são alguns dos nomes celebrados
Senador Fabiano Contarato e Johnny Alf, um dos criadores da Bossa Nova, são alguns dos nomes celebrados

Em 2023, a celebração do 28 de fevereiro – Dia da Afirmação Gay será feita com homenagens. Até 7 de março, o coletivo gestor da data vai lembrar homossexuais com grande contribuições para o ativismo ou outras áreas de conhecimento e atuação.

Dia da Afirmação Gay foi criado em 2021 para, dentre outros objetivos, lembrar a contribuição de gays no ativismo, mandar mensagem de fortalecimento a homens homossexuais e propiciar debates de desafios que fazem parte da vivência dos segmentos.

Para custear gastos envolvidos nas comemorações e atividades do coletivo, foi aberta vaquinha. Para contribuir, clique aqui (https://abacashi.com/p/afirmacaogay). 

Conheça os  “7 Gays Pioneiros” homenageados por ocasião do Dia da Afirmação Gay em 2023.

Darcy Penteado (1926-1987) – Paulistano artista plástico, desenhista, gravador, cenógrafo, figurinista, literato, autor teatral e pioneiro militante do movimento homossexual brasileiro.

Luiz Mott (1946) – Antropólogo com mestrado pela Sorbonne e doutorado pela Unicamp. É o decano do movimento arco-íris brasileiro. Fundou o Grupo Gay da Bahia (1980), mais antiga entidade ativista na questão na América Latina.

João do Rio (1881-1921) – Um grande nome do texto. Foi jornalista, cronista, contista, romancista, tradutor e teatrólogo. Foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Fabiano Contarato (1966) – Foi delegado, corregedor-geral de secretaria em seu Estado (Espírito Santo), professor de Direito e eleito em 2018 como primeiro senador gay assumido do Brasil.

Toni Reis (1964) – Um dos mais importantes ativistas gays do Brasil e da América Latina. Atual presidente da Aliança Nacional LGBTI+, maior rede ativista arco-íris do País.

Johnny Alf (1929-2010) – Esse carioca foi compositor, cantor e pianista. Considerado um dos pais da Bossa Nova, influenciou grandes referências tais como João Gilberto e Tom Jobim.

João Antônio Mascarenhas (1927-1998) – Esse advogado gaúcho foi o primeiro gay assumido a discursar na Câmara dos Deputados. O fato ocorreu na sua luta para incluir LGB na Constituição de 1988.