Primeiro longa do cineasta Émerson Maranhão, TRANSVERSAIS será exibido em um novo festival. O longa faz parte da seção Programa Queer.doc do 29o Festival Mix Brasil, que acontece de formas presencial (SP) e em streaming (para todo país), entre 10 e 21 de novembro.
“Eu gostaria muito que esse documentário pudesse contribuir para mudar esse cenário tão pavoroso em que vivemos hoje no País. Acho difícil, mas não impossível. É um trabalho de formiguinha. No entanto, se cada espectador que assistir ao filme despir seu olhar dos preconceitos costumeiros para se permitir conhecer esses personagens tão especiais, sentir suas dores e alegrias, e deixar que essas trajetórias tão bonitas e únicas toquem seu corações e mentes, acho que teremos um excelente começo”, comenta o diretor Émerson Maranhão.
“Para mim, participar de Transversais foi muito marcante, tanto porque eu pude relatar boa parte de minha vida, quanto porque uma pessoa muito querida minha, que inclusive participa do filme, partiu vítima da covid-19. Então, esse filme tem uma das últimas imagens dele e isso é muito forte. Sem falar, repito, na oportunidade de mostrar nosso dia a dia, que é um dia a dia comum, mas geralmente as pessoas não fazem ideia disso”, diz Érikah Alcântara.
O longa será exibido na sala Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – ao lado do Metrô Vergueiro), no dia 19/11, às 19h30. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 1 hora antes da sessão. Em streaming, estará disponível na plataforma https://innsaei.tv/. É preciso fazer um cadastro gratuito para acessar o filme.
Ficha Técnica
Roteiro e direção: Émerson Maranhão
Produção: Allan Deberton
Entrevistados: Caio José Batista, Érikah Alcântara, Kaio Lemos, Mara Beatriz, Samilla Marques Aires, Clotilde Batista Da Silva, Edivane Barros, Jânio Torres, José Rogério Franklin, Lara Mendes, Pai Aluísio, Priscila Marques, Priscila Paula Pessoa, Rozelangia de Paula Pessoa
Consultora de Roteiro: Julia Katharine
Assistente de Direção: Breno Baptista
Produção Executiva: César Teixeira
Direção de Produção: Beijamim Aragão
Fotografia e Câmera: Juno Braga, Linga Acácio
Assistente de Câmera: Evye Alves
Som Direto: Guma Farias
Trilha Sonora Original: Clau Aniz
Edição de Som e Mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Montagem: Natara Ney
Logger e Assistente de Montagem: Luis Ramon
Fotografia adicional: Irene Bandeira, Júlio Caesar
Colorista : Julia Bisilliat
Créditos e Identidade Visual: Miligrama
Produção: Deberton Filmes
Coprodução: A Sugestiva Filmes