Após ter recebido carta de uma menina afegã, a atriz e ativista humanitária Angelina Jolie, criou uma nova conta no Instagram para divulgar a carta recebida. A carta foi enviada pela jovem afegã logo pós o Taleban tomar o poder no país, na legenda do post a atriz explicou o motivo que a levou a criar o novo perfil na rede social e fez um relato de algumas situações que presenciou na fronteira do Afeganistão.
“No momento, o povo do Afeganistão está perdendo sua capacidade de se comunicar nas redes sociais e de se expressar livremente. Então, eu vim no Instagram para partilhar as suas histórias e as vozes de todo mundo que luta pelos seus direitos humanos básicos.” disse a ativista no início de seu texto. Ainda em seu texto, Angelina disse que continuará procurando maneiras de ajudar e pede que as pessoas se juntem a ela.
“É revoltante ver os afegãos sendo deslocados mais uma vez por causa do medo e da incerteza que tomou conta de seu país. Gastar tanto tempo e dinheiro, ter sangue derramado e vidas perdidas apenas para chegar a isso, é uma falha quase impossível de entender […] Continuarei procurando maneiras de ajudar. E eu espero que você se junte a mim” disse Jolie.
Já em partes da carta recebida pela atriz, a jovem fala a respeito das preocupações que tomam conta dela agora que o país está sob o regime do Taleban, “Um dia, eles vieram a nossa casa e ficamos com tanto medo que depois daquele dia pensei em como seria a hora de ir para a escola nessa situação […] Todos nós perdemos nossa liberdade e estamos presos novamente” disse a garota.
Angelina Jolie informou que pretende continuar usando o novo perfil para compartilhar as histórias de pessoas de todo o mundo, a atriz normalmente é uma pessoa privada que se mantém longe da utilização das redes sociais. Recentemente, com a saída das tropas americanas do Afeganistão, o Taleban rapidamente assumiu o poder gerando medo e grande preocupação em todos que vivem no país.