Nas últimas semanas a relação conflituosa entre a atriz e cantora Larissa Manoela, de 22 anos, e os pais, foi exposta em rede nacional. Os conflitos deste tipo não são novidade, mas além dos critérios jurídicos, há também o impacto à saúde mental de estrelas mirins, como explica a psiquiatra Livia Castelo Branco.
“Considerando que no mundo em que vivemos, dinheiro representa poder e independência, o desejo da autoafirmação e do posicionamento do que se considera justo pode confrontar o ideal de amor e respeito à família. Esta aparente incoerência gera insegurança, sentimentos de culpa por estar questionando aqueles lhe deram os instrumentos para crescer, assim como medo de perder o que se considera o porto seguro afetivo”, detalha.
“É na adolescência que a personalidade do sujeito está em formação, e com o suporte emocional, ambiental e material as características positivas vão se fortalecendo. Entretanto, não se pode negar que há famílias em que o cuidado toma a forma de controle exagerado e manipulação, o que pode gerar insatisfação, brigas e violência.
Essas situações de confronto que geram sentimentos ambíguos podem causar sofrimento emocional e quando os sintomas causam prejuízo significativo, caracteriza-se o transtorno de adaptação, em que flutuações de humor, insônia, ansiedade e irritabilidade se intensificam”, conta.