A ação de Bolsonaro que vetou o projeto que determinava a distribuição gratuita de absorventes causou uma repercussão estrondosa e inflamada na mídia. Rafa Brites, por meio de um vídeo, demarcou a necessidade de uma política para essas mulheres de extrema necessidade, algo que requer medidas de urgência e não planejamentos a longo prazo.
Maitê Proença comentou o vídeo de Rafa e dividiu a opinião de internautas. A atriz disse Vamos pressionar!, e recebeu mais de 40 comentários de seguidores, que se dividiram em suas indagações, especialmente questionando Maitê sobre um suposto apoio a Bolsonaro.
Veto
“Quando qualquer projeto cria despesa, o parlamentar sabe que tem que apresentar a fonte de custeio. Quando não apresenta, se eu sanciono, eu estou incluso no artigo 85 da Constituição, crime de responsabilidade”, argumentou o presidente para seus apoiadores.
O projeto previa uso da verba destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS). “As despesas com a execução das ações previstas nesta Lei correrão à conta das dotações orçamentárias disponibilizadas pela União ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a atenção primária à saúde, observados os limites de movimentação, de empenho e de pagamento da programação orçamentária e financeira anual”, diz um excerto vetado por Bolsonaro.