Cultura

Peça polêmica de Zé Celso, que morreu nesta quinta, sobre sexo e igreja foi parar na Justiça

Dono de trabalhos memoráveis, a peça 'Mistérios Gozosos', de 1995, que abordava temas sensíveis na época como sexo e a religião católica, foi alvo de uma ação judicial

Zé Celso e Marcelo Drummond vão se casar
Zé Celso e Marcelo Drummond vão se casar

O diretor, ator e dramaturgo Zé Celso Martinez morreu nesta quinta-feira (6/7) aos 86 anos após um incêndio atingir o seu apartamento. 

O estado de saúde de Celso havia tido um agravamento na quarta-feira, quando desenvolveu quadro de insuficiência renal.

Dono de trabalhos memoráveis, a peça ‘Mistérios Gozosos’, de 1995, que abordava temas sensíveis na época como sexo e a religião católica, foi alvo de uma ação judicial de um padre por susposta profanação de objetos religiosos, o que hoje entende-se como Crime contra o sentimento religioso. O processo foi arquivado, conforme informações do G1.

“Uma afronta muito grande. Dentro de uma linha de pornografia, de sexo explícito. Uma coisa inimaginável. Vocês não podem imaginar o que foi essa peça”, disse o padre na época.

Zé Celso contestou – “Liberdade de expressão é pouco. É preciso mais, é preciso liberdade de produção. Esse juiz que rejeitou a denúncia abre um caminho muito importante. Nós vamos viajar pelo interior com uma peça que vai causar muito mais escândalo para pessoas que têm uma visão pequena do mundo”, disse Zé Celso em 1997.

O caso foi arquivado em fevereiro  de1997 e depois em 1998.