Obra

Intercalando drama e bom humor, novo livro do escritor LGBT+ Hugo Bessa traz história sobre reviravolta, luto e frustração profissional

Publicado pela editora Penalux, “Por um momento, um dia, uma vida ou sei lá o quê…” mostra como um encontro pode despertar sonhos antigos, novas ambições, além de dores e segredos que deveriam ficar para trás

Livro LGBT
Livro LGBT

Há muitos anos Hugo Bessa (@hugobessaescritor) leu em algum lugar a frase “o encontro de duas personalidades é pura química: se houver reação, elas se transformam”, que é atribuída a Carl Jung. Na hora, imaginou a história de um homem e uma mulher que se envolvem em uma batida de carro e acabam transformando a vida um do outro. Ao longo dos anos, a ideia foi amadurecendo e recentemente ganhou forma através do livro “Por um momento, um dia, uma vida ou sei lá o quê…”, publicado pela editora Penalux. 

De um lado, na história, temos Roberto, um advogado bem-sucedido e com a autoestima em dia, mas frustrado com os caminhos da sua vida profissional. Do outro, Joana, uma dona de casa infeliz, que acabou de passar por uma grande perda pessoal. Induzidos a manterem contato por situações nem sempre alheias às suas vontades, os dois se aproximam, e Roberto consegue enxergar em Joana possibilidades que ela já não via mais. Interpretando de forma literal o desejo que a nova conhecida tem de se tornar outra pessoa, ele acaba arrumando problema no lugar de solução, em situações que transformam não apenas os dois, mas também as pessoas ao redor.

Contado a partir de múltiplas perspectivas, com pitadas dramáticas e doses de bom humor, o livro mostra como esse encontro de duas personalidades tão diferentes desperta sonhos antigos, novas ambições, além de dores e segredos que deveriam ficar para trás. “Gosto de histórias onde os personagens se transformam, onde há esse encontro explosivo que tira tudo do lugar ou pequenos momentos que nem percebemos mas que são transformadores”, frisa Bessa. 

O livro aborda o poder de transformação que algumas pessoas exercem sobre as outras: a maneira e intensidade que podemos afetar os outros. “E isso pode ser por um momento (um ‘bom dia’ que você recebe em um dia ruim), um dia (uma conversa que você escuta e te faz repensar uma decisão) ou uma vida (quando algo mais grave muda o rumo das coisas)”, explica o autor.

O gosto pelos dramas familiares das telenovelas e a literatura como luta LGBT+ 

Hugo Bessa nasceu em Volta Redonda (RJ), mas foi em Cruzeiro (SP), onde cresceu e vive hoje, que descobriu sua paixão pelas histórias. É jornalista, especialista em Língua Portuguesa, e atua na produção de conteúdo para comunicação empresarial. Sua estreia na literatura se deu com o livro “Em um lugar melhor” (Editora Chiado), baseado em um conto que ele escreveu logo após o falecimento da avó.