Por conta dos avanços do tema no debate, já conseguimos encontrar conteúdos que retratam verdadeiramente temáticas LGBT e os seus desafios ainda presentes. E tem de tudo: de comédias românticas até documentários importantes.
A Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, está em contagem regressiva para a sua terceira edição. O evento, único do segmento em atividade no sul do Brasil, acontecerá em Florianópolis, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), de 14 a 18 de dezembro.
“Eu penso na Transforma como uma importante ferramenta de reparação social. Há alguns anos víamos muitas travestis e pessoas transexuais que nunca haviam estado dentro de uma sala de cinema. Hoje, vemos elas nos palcos da Transforma apresentando um festival de cinema, nas poltronas assistindo, sendo homenageadas e recebendo prêmios em diversas categorias”, celebra Lirous K’yo Fonseca Ávila, uma das organizadoras do festival.
“A terceira edição da Transforma buscou através de sua curadoria retratar a diversidade e a pluralidade presentes no Brasil. Essas obras carregam consigo as particularidades do que é ser LGBTQIA+ num país de proporções continentais. Para nós, idealizadores e produtores do festival, essa é uma grande conquista, pois entendemos que o evento, hoje, é uma importante janela do cinema brasileiro, atingindo realizadores de norte a sul do país”, comemora Thomas Dadam, responsável pela programação.