A música, cuja palavra deriva do grego musiké téchne e significa a arte das musas, tem um papel relevante na vida de todos, especialmente dos jovens. “A música acompanha os jovens em grande parte das situações no decorrer da
vida cotidiana: música como fundo, música como linguagem comunicativa que dialoga com outros tipos de linguagem, música como estilo expressivo e artístico; são múltiplas as dimensões e os significados que convivem no
âmbito da vida interior e das relações sociais dos jovens, sendo mais vivida do que apenas escutada“, diz Juarez Dayrell, em A Música entra em Cena.
Alguns especialistas entendem que o seu gosto musical está muito ligado ao que você ouviu na infância, como se de certa forma ficasse guardado na memória e, posteriormente, refletisse em sua identidade. Segundo o psicanalista Erik Erikson (1987), a identidade é um sentimento intrínseco do sujeito e que vai se modificar no decorrer da vida. Isto é, as músicas que a juventude vai apreciar poderão sofrer influências do meio, da cultura, das vivências e dos sentimentos mais profundos, principalmente os sentimentos complexos de dúvidas e insegurança.
Ao fugir do óbvio, Manu Gavassi, que é um nome representante da juventude, traz, além de clipes originais e orquestrados com muita atenção aos detalhes, questionamentos importantes para nova geração. Muitas vezes expõe uma garota complexa, insegura, mas que ainda assim deseja seguir as próprias vontades de forma imperiosa.
Tudo feito de maneira acessível e envolvente. A arte tem o poder de conseguir esta abrangência, alcançar mais gente, então, quando ela suscita uma reflexão pertinente é ainda mais louvável o trabalho do artista.
Repertório
Sua nova música em homenagem a irmã Catarina, Manu justificou que a canção evoca lembranças e se trata de uma relação de amor e cumplicidade. “Mas eu fiquei tão feliz em ter escrito e ela ficou tão emocionada em ouvir… E foi aí que entendi que eu estava me boicotando. Música é música. Arte é arte. Sentimento é sentimento. Não existe categoria na arte em que isso não caiba. Quando foi que me perdi tanto de mim? Não sei. Só sei que sempre acho meu caminho de volta em você, Catarina. Te amo. E agora além dela, você pode ouvir “Catarina” em todas as plataformas digitais. Com amor, Manu”, disse ela.
A canção “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim”, parceria entre Manu Gavassi e Gloria Groove, aglutinou muitos fãs LGBTs. Na época, atingiu 677.687 reproduções na plataforma de streaming Spotify, e apareceu na 187ª posição do top 200 das músicas mais transmitidas globalmente na plataforma.
A canção Subversiva traz estética, o clássico e o moderno, a diversidade e a originalidade.
Confira também – 6 Divas pop menos conhecidas do grande público