Nesta segunda-feira, 18, inicia-se a 17ª edição da Primavera dos Museus um evento cultural e educacional de renome que celebra o patrimônio cultural e histórico do Brasil. Com o tema deste ano, “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, além de participar do circuito de programações o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está alinhado com o compromisso de promover a cidadania, diversidade e direitos humanos para a comunidade LGBT+.
“A participação do MDS na Primavera dos Museus é um passo importante para compartilhar as histórias e experiências da comunidade LGBT+ em diálogo com outras narrativas igualmente cruciais. Ao unir nossos esforços com os temas da memória e democracia, estamos fortalecendo nossa missão de promover a inclusão e o respeito à diversidade”, afirma Marisa Bueno, diretora do MDS.
Além das atividades planejadas, como cursos, exposições no Centro de Referência da Avenida São Luís e passeios guiados pela região da República, o MDS lançará um novo livro que aborda o tema da museologia comunitária. O livro será lançado no próximo dia 22 e reúne dez artigos que representam uma década de reflexão e atuação no projeto Memórias LGBT+, concebido pelos organizadores da obra, Tony Boita e Jean Baptista. Este projeto não apenas expõe, mas também explora o cenário brasileiro da Museologia LGBT+.