Saúde

Parceria entre Grupo Pela Vidda RJ e Projeto Todos Pela Paz leva prevenção ao HIV e promoção da saúde no Complexo da Maré

Um dos pontos altos da parceria será a realização de testes de HIV com amostra de fluído oral

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ), dedicado há 34 anos à valorização, integração e dignidade das pessoas vivendo com HIV no Rio de Janeiro, estabeleceu uma parceria pelo segundo ano consecutivo com o Projeto Todos Pela Paz, com o objetivo de promover a prevenção ao HIV e Aids, além da promoção da saúde, no Complexo da Maré. O projeto colaborativo visa atingir aproximadamente 100 jovens da região.

As ações estão programadas para os dias 04, 17, 18 e 24 de outubro e envolverão jovens que participam de cursos oferecidos pelo Projeto Todos Pela Paz, como boxe, jiu-jitsu e judô. O foco principal é proporcionar informações valiosas sobre o HIV e Aids, bem como incentivar a adoção de práticas saudáveis de prevenção.

Um dos pontos altos da parceria será a realização de testes de HIV com amostra de fluído oral, uma forma eficaz e menos invasiva de detectar o vírus. Além disso, serão oferecidas orientações sobre a Profilaxia Pós Exposição sexual (PEP) e a Profilaxia Pré Exposição sexual (PrEP), métodos que têm se mostrado eficazes na prevenção do HIV.

Durante as atividades, também será enfatizada a importância da vacinação contra a Hepatite B, o HPV (Papilomavírus Humano) e a apresentação do novo protocolo de vacinação para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Para participar das ações promovidas por esta parceria, os interessados podem se dirigir à sede do Projeto Todos Pela Paz. As datas e horários das atividades são os seguintes:

04/10 – Projeto Destemidas: Horários: 16h e 19h.
17/10 – Boxe: Horários: 09h às 10h e 10h às 11h.
18/10 – Jiu Jitsu: Horário: 11h às 12h.
24/10 – Horário e Atividade a serem definidos.

O Grupo Pela Vidda RJ e o Projeto Todos Pela Paz estão empenhados em proporcionar conhecimento, prevenção e cuidados com a saúde aos jovens da Maré, contribuindo assim para um futuro mais saudável e consciente.

Esta parceria reforça o compromisso de ambas as organizações em combater o HIV e Aids, bem como promover a saúde e o bem-estar das comunidades cariocas. A prevenção é a chave para um futuro livre do HIV, e essa iniciativa é um passo significativo nessa direção.