Confira

Professor é demitido após exibir clipe de música com temática LGBT

A música foi vista como inapropriada para o conteúdo de aula

Bandeira LGBTQIA+ (Foto: Reprodução)
Bandeira LGBT (Foto: Reprodução)

Foi anunciada a demissão de um professor temporário da rede municipal de ensino, que passou aos alunos o clipe do cantor Criolo, da música “Etérea”. A canção traz em seu enredo temática LGBT e a importância de amar sem padrões, e foi vista como inapropriada para o conteúdo de aula.

O videoclipe da canção foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, em Criciúma, no Sul catarinense na terça-feira (24), em uma sala do 9º ano de ensino, com estudantes entre 14 e 15 anos, conforme o G1.

Na noite de quarta-feira (25), por meio de uma nota oficial, as autoridades do município destacaram que o professor não fazia mais parte do corpo docente.  “Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira”, disse Criolo, sobre a demissão do profissional.

Nota da prefeitura

Ressaltamos que o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma.

Dessa forma, as medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino, e os país que perceberem qualquer atitude semelhante podem fazer denúncia a Secretaria Municipal de Educação”.