Projeto Sapatrônica é um guia construído a muitas mãos que propõe reunir memórias e afetos das lesbianidades da cidade de São Paulo através de entrevistas, vídeo-poemas e áudios disponibilizados numa plataforma on-line.
Sapatrônica foi idealizado por Beatriz Cruz performer, atriz e educadora e Marina Bastos, diretora, editora e roteirista. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) e tem lançamento oficial do site no sábado, 26 de agosto, às 17h na Casa 1 com o apoio do CineSapatão.
SaPatrônica surge de um desejo de verbalizar e compartilhar experiências e vivências de lésbicas e suas relações com o espaço público e urbano, uma verdadeira cartografia afetiva lésbica na cidade de São Paulo. Um mapa audiovisual de vivências, memória e afetos sapatão, traduzidos em pequenos documentários poéticos e audiotours.
“Muitas vezes a gente não conhece a história sapatã da cidade e temos a vontade de entender que a nossa vivência é importante para compor essa rede de memórias. Acho que existem fatos históricos que são muito relevantes e que, com o tempo e o distanciamento cronológico, a gente consegue ter mais noção e nitidez dessa importância. Mas as pequenas coisas, os acontecimentos do cotidiano, também são imprescindíveis.”, afirma Beatriz Cruz.
Evento de lançamento do site
data: 26/08 (sábado)
horário: das 17h às 21h
local: Casa 1 (R. Adoniran Barbosa, 151)
Programação
17h – 18h30: chegada e mapa físico exposto, com QR codes para as pessoas verem vídeos e áudios.
18h30: Apresentação Projeto e site (projetando)
19h – 20h15: Sessão dos vídeos
20h15 – 21h: Confraternização
Caminhada
data: 27/08 (domingo)
horário: das 11h às 14h
ponto de encontro inicial: Térreo – Sesc 24 de Maio
inscrições: https://www.sescsp.org.br/programacao/percorrer-a-cidade-memorias-sapatao-no-centro-de-sao-paulo/
30 vagas (ordem de inscrição)