Durante votação realizada nesta última quarta-feira (01), onze deputados estaduais do Mato Grosso, rejeitaram a proposta de criação do Conselho de Defesa dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+. O projeto de lei 862/2021, tem tramitado há tempos na Assembleia Legislativa do estado, e teve como resultado final, apenas cinco votos a favor.
Entre os deputados que foram contra a criação do conselho, estava o presidente da Comissão, Sebastião Rezende (PSD), que antes do início do pleito o parlamentar revelou o parecer e declarou o voto contra o projeto. O intuito da proposta apresentada era o de auxiliar na construção de políticas públicas para a população LGBTQIA+.
Caso tivesse sido aprovado, o Conselho LGBT seria vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contaria com a participação de 14 membro. Sete dos membros titulares do conselho seriam da sociedade civil e outros sete seriam do governo estadual, todos possuiriam a possibilidade de rejeição do cargo caso desejassem.
Já os cinco deputados que votaram a favor do projeto de lei foram Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Alan Kardec (PDT), Carlos Avallone (PSDB) e a deputada Janaina Riva (MDB). Anteriormente, Janaina chegou a ameaçar ir até a justiça caso a proposta que havia sido arquivada não voltasse a tramitar.