Histórico

Relembre como a luta de um viúvo permitiu direito ao casamento gay nos EUA

Nesta quinta (26), é celebrado 10 anos da decisão que permite casamento civil entre pessoas do mesmo sexo
26/06/2025 14:00
COMPARTILHE
Parceiro
LGBT(foto: iStock)

LGBT

Nesta quinta-feira (26), os Estados Unidos celebra o aniversário de 10 anos da decisão da Suprema Corte que permitiu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo para todo o país.

A aprovação surgiu a partir de um processo movido por Jim Obergefell contra o estado de Ohio, que à época não reconhecia o casamento dele com John Arthur, celebrado em Maryland, em 2013.

Apesar do caso ter chegado à maior instância da justiça americana e ter efeito, John morreu no final daquele ano, meses depois do casamento. A perda, inclusive, foi justamente um dos impulsos que levaram Jim a buscar os meios judiciais.

Jim e John se conheceram no verão de 1992, em Cincinnati, no estado americano de Ohio. Na época, os Estados Unidos tinha uma lei que impedia o reconhecimento federal do casamento civil entre as pessoas do mesmo sexo. A regra, por sua vez, caiu apenas em junho de 2013.

John tinha sido diagnosticado em 2011 com uma forma grave de esclerose lateral amiotrófica, que avançou rapidamente. Eles, então, casaram-se dois anos depois, mas faleceu três meses após o casório.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram