Chocante

Após ser acusado de violência sexual, padre é flagrado agredindo homem

"Eu não conseguia revidar as agressões do Ismael porque na minha cabeça ali não estava um homem qualquer. Para nós, católicos, para mim, ali estava a pessoa do Cristo...", disse a vítima

Padre acusado de violência sexual é flagrado agredindo homem que o denunciou
Padre acusado de violência sexual é flagrado agredindo homem que o denunciou (Foto: Reprodução)

Na última terça-feira (14), veio à tona um vídeo que mostra o padre Ismael Almeida Santana, de 31 anos, agredindo um ex-seminarista que o acusou de abuso sexual. O clérigo era reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes.

O vídeo foi divulgado por meio de uma matéria publicada pelo UOL. As imagens onde Ismael aparece ameaçando e agredindo o rapaz foram gravadas dentro das dependências da instituição. O jovem de 28 anos, retratado como João (nome fictício), acusa o padre de ter cometido violência sexual.

Ainda de acordo com informações divulgadas pelo UOL, o vídeo foi gravado em fevereiro deste ano, no dia 26 do mesmo mês, o ex-seminarista fez uma denúncia do caso ao Tribunal Eclesiástico da Diocese de Mogi das Cruzes, que afastou Ismael Almeida de suas funções. A igreja afirma que o caso é grave e que uma investigação canônica está em andamento.

“Eu não conseguia revidar as agressões do Ismael porque na minha cabeça ali não estava um homem qualquer. Para nós, católicos, para mim, ali estava a pessoa do Cristo, não estava apenas o padre Ismael. Aí eu não conseguia bater nele ou revidar. Eu fugia para ele não me pegar. Eu acreditava que aquilo ia cessar.”, relata a vítima ao UOL. O jovem ainda conta que quando o padre não conseguia o que desejava, era o momento em que as agressões começavam.

“Quando eu não fazia, ele apertava o meu pescoço e eu desfalecia. Ele me batia, me fragilizava emocionalmente. Se ainda assim ele não conseguisse o ato sexual, ele me batia, me deixava mole e conseguia tudo o que ele queria.”, contou. “Não tinha um monstro do meu lado. Tinha um cara chorando e me pedindo perdão. Mas na semana seguinte ele faria de novo”, disse João.

No mês de abril, o rapaz entrou com processo nas áreas criminal e civil, como forma de respaldo de que as providências sejam tomadas.

Em nota enviada à reportagem, a diocese de Mogi das Cruzes afirma que “o sacerdote foi imediatamente suspenso do uso de ordens e destituído dos ofícios eclesiásticos por tempo indeterminado e até que sejam devidamente apurados os fatos e responsabilidades mediante procedimentos jurídicos canônicos imediatamente instaurados e em andamento”.

Em resposta ao UOL, a defesa do padre Ismael disse que “o processo tramita em segredo de Justiça e somente se manifestará no curso do processo”.

No processo, os advogados de defesa do padre Ismael, Jane Diefenthaler e Caio Cogonhesi, afirmam que seu cliente é inocente, que o padre e o ex-seminarista tiveram um relacionamento homoafetivo entre adultos e consensual.

Padre Ismael Almeida Santana é acusado de violência
Padre Ismael Almeida Santana é acusado de violência (Foto: Reprodução)
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários